Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Brasília recebe a média de 1 milhão e cem mil visitantes por mês[i]. Sua arquitetura diferenciada e reconhecida em todo o mundo atrai diferentes públicos do Brasil e do Mundo.
O turismo cívico advém ao fato de acolher os três poderes republicanos, e os órgãos governamentais da administração do país. Sua diversidade de culturas e povos, bem como o aspecto eclético em crenças dá margens ao turismo religioso.
O ecoturismo também encontra na capital federal e redondeza verdadeiros santuários únicos da diversidade do cerrado. O Lago Paranoá acolhe o turismo náutico, com passeios que mostram Brasília por outros ângulos.
A gastronomia da capital amplia-se em oferta a cada ano, lembrando-se ainda estarem aqui sediadas as embaixadas de grandes países, ampliando a diversidade e demanda cultural e gastronômica.
Brasília representa, também, um marco na história do país, advindo do desafio do então presidente Juscelino Kubitscheck em trazer para o interior do Brasil a capital federal.